Passo a Passo para Multiplicação de Bactérias e Fungos

Fungi Farming

    O Fungi Farming é o nosso meio de cultura utilizado para a multiplicação de todas as espécies de fungos utilizadas na agricultura! Porém, o Fungi Farming somente poderá entregar grandes resultados caso você siga corretamente o passo a passo do processo de limpeza e utilização correta do nosso kit. O tempo de multiplicação On Farm de cada fungo é diverso, vai depender em função da espécie de inóculo utilizada.

    1ª Etapa: Limpeza do tanque e sala de produção (pré produção).

    ​- A limpeza e higienização do todo tanque de multiplicação (mangueiras, bocais, registros e sala/ambiente de produção) é essencial para o sucesso da multiplicação On Farm, desta forma, é recomendado utilizar sabão neutro, bucha/esfregão e água sanitária ou iodo.

    Esfregue todo o tanque para a retirada de toda sujeira, enxágüe quantas vezes necessárias para obter uma limpeza eficiente.

     

    2ª Etapa: Adição do volume de água desejado no tanque.

    Preencha o tanque com a melhor água da propriedade. Sugestão: utilizar água de poço ou direto de nascente.

     

    3ª Etapa: Diluição do meio de cultura Fungi Farming no tanque.

    ​            – Diluir o Fungi Farming no tanque, lembrando a dose correta de uso:

    1 Kg de Fungi Farming para multiplicações de 100 L ou

    5 Kg de Fungi Farming para multiplicações de 500 L ou

    10 Kg de Fungi Farming para multiplicações de 1000 L.

     

    4ª Etapa: Adição do Ozônio em Pó.

    O Ozônio em Pó deve ser adicionado no tanque logo após a adição do meio de cultura.

    Para cada 100L de água, utilize 10g do Ozônio em pó. Dissolva o conteúdo do sachê de ozônio em pó no líquido dentro do tanque. Para uma melhor dissolução, deve-se ligar o sistema de agitação e aeração do tanque.

     

    5ª Etapa: Sanitização do tanque

    A etapa ocorrerá por 1 hora sem interrupções para que o ozônio em pó realize a sanitização das paredes do tanque, água e meio de cultura. Vale ressaltar que, durante esse período de 1 hora, deve-se obrigatoriamente manter ligados os sistemas de agitação e aeração do tanque. Terminado o período, não haverá mais resíduos do ozônio no tanque.

     

    6ª Etapa: Inoculação do tanque (adição do microrganismo)

    ​Após o intervalo de tempo de 1 hora da sanitização, o tanque está pronto para a inoculação da espécie de fungo a ser multiplicada. Acrescentar o fungo desejado, ligar o equipamento e iniciar o processo de multiplicação.

     

    Observação: Durante a multiplicação poderá ocorrer à formação de espuma, quando houver, utilizar o antiespumante. A aplicação deste deve ocorrer sobre a formação das bolhas para que haja fácil diluição e rápida redução. Utilizar de 10 a 30 mL quando houver formação de espuma, caso persista, utilize novamente o mesmo volume até reduzir totalmente. A formação de espumas no processo fermentativo ocorre devido a alguns fatores como: espécie do microrganismo, taxa de oxigenação etc.